segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Suposto meteorito cai em Guarujá/SP e ganha o nome de “Luan Santana”

13/01/2014
Um morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, encontrou uma pedra diferente no quintal de casa na última sexta-feira (10). Segundo especialistas, o objeto encontrado pode ser um meteorito, já que alguns moradores relataram terem visto um rastro de fogo do céu minutos antes do objeto cair. Mesmo sem a confirmação de que o objeto seja realmente um meteorito, o proprietário da peça já tratou de batizar o achado: Luan Santana.
O motorista Danilo Paixão, de 27 anos, conta que estava em casa, na Rua Independência, quando ouviu um barulho no quintal. Ele foi logo ver o que tinha acontecido. “Era uma pedra preta. Quase caiu em cima de mim. Eu peguei, ela estava quente e soltei. Fui ver se eram as crianças brincando, mas não tinha ninguém na rua. Por isso eu peguei para analisar”, lembra ele.
O motorista acredita que a pedra caiu do céu, mas ainda é preciso confirmar com especialistas se o objeto realmente é um fragmento espacial. “Procuramos em sites e a pedra era idêntica a um meteorito. Mas temos que ter uma prova concreta”, diz.
Segundo ele, nos próximos dias, levará o material para análise para saber realmente se a pedra que caiu no quintal dele pode ter vindo do espaço. Enquanto não chega a confirmação, o motorista brinca com a situação.
“Não tem a música Meteoro da Paixão? Esse é o meteoro do Paixão. Então o nome vai ser Luan Santana. Não sou fã mas tem tudo a ver”, brincou Danilo.
O site G1 entrou em contato e enviou fotos da pedra para o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o professor Jacques Lepine, doutor em Astronomia pela Universidade de Paris, a pedra realmente aparenta ser um meteorito. Apesar disso, é necessário o estudo do objeto para chegar a uma certeza absoluta.
“Pelas fotos pode ser um meteorito sim. Os relatos no céu também fortalecem a hipótese. Outro detalhe é o fato de ele parecer ‘queimado’ do lado externo. Essas evidências apontam para a direção de que realmente seja um objeto que veio do espaço”, afirma.
Da Globo.com, 13/01/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário