Um dos maiores nomes do sertanejo da atualidade, com seis CDs e três DVDs, o cantor Luan Santana foi uma das atrações principais do Festival de Inverno Bahia, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, onde se apresentou neste domingo (31).
O cantor sul-matogrossense se diz ansioso pelo show. “Adoro a energia da Bahia. Tenho amigos queridos aí. Gosto da cultura, da musicalidade baiana e da hospitalidade”, afirma.
Em entrevista exclusiva para o G1, ele falou sobre a carreira, planos para o futuro e até mencionou o cantor baiano Pablo, de quem se diz amigo e admirador. “Ele tem uma das vozes mais bonitas que conheço”, elogia.
Essa é a primeira vez que você se apresenta no Festival de Inverno Bahia. Como estão as expectativas? O que está sendo preparado para o show?
O show que vamos apresentar é da minha turnê atual, “O Nosso Tempo é Hoje”, o mesmo do DVD que gravei em julho do ano passado e que tem rodado todo o Brasil. Para mim é uma satisfação enorme participar deste evento que eu ainda não conheço, mas que sei que agrega vários estilos musicais, grandes artistas, que reúne em um só espaço música, lazer, diversão e entretenimento. É música pra todos os gostos e estilos.
Como é a sua relação com a Bahia, com as fãs baianas, a música do estado?
É um lugar maravilhoso. É a terra da alegria mesmo, como dizem. Adoro a energia da Bahia, tenho amigos queridos aí. Gosto da cultura, da musicalidade baiana e da hospitalidade. As fãs daí, como em todo o Brasil, são muito amorosas.
Com relação a música, gosto do axé da Ivete Sangalo, da Claudinha Leitte, do Psirico. E curto o arrocha, que nasceu no interior baiano, com suas letras românticas, a dança coladinha, quente, como a Bahia e o seu povo. Adoro o meu amigo Pablo. Tenho um carinho enorme por ele. Gosto muito das músicas dele, que tem uma das vozes mais bonitas que conheço.
No carnaval de Salvador, há blocos de rua puxados por sertanejos, como a dupla Jorge e Mateus e o cantor Gusttavo Lima. Você já pensou nessa ideia ou recebeu algum convite desse tipo?
Até o momento não tenho esse projeto. Já cantei um ano no trio com a Ivete Sangalo, e foi uma experiência maravilhosa. O carnaval da Bahia é uma festa popular linda de se ver, aquela multidão nas ruas me encanta. Esse [ano] eu tentei ir, mas a agenda não me permitiu. Fui convidado pelo Pablo, mas infelizmente não deu certo, por causa da logística dos compromissos que já estavam marcados. Mas já estou convidado por ele para o carnaval do ano que vem e estou torcendo para que dê certo.
Você é um dos artistas mais importantes do país no momento, com média de cerca de 20 shows mensais. O que você faz para aguentar a maratona? Como fica a relação com a família, os amigos?
Tem que ter pique, porque realmente é uma maratona. A rotina é bem pesada, são muitos compromissos de divulgação, entrevistas, a gente sai de um estado, vai para outro, às vezes atravessa o Brasil em um dia. Mas foi o que eu escolhi para a minha vida e graças a Deus consegui. É isso que eu amo, e se a fizermos com amor, tudo fica mais fácil.
Mas a gente pode adotar alguns artifícios para facilitar a vida. Eu sou de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas estava morando em Londrina, no Paraná. Recentemente mudei para São Paulo e isso facilitou bastante para eu ficar mais perto da família. Meu pai trabalha diretamente comigo, é o meu empresário, e isso me auxilia também e me dá segurança. Este ano reduzi a média de shows de 25 por mês para 20. Tem sobrado um pouquinho mais tempo para mim.
O sertanejo é o estilo musical que está em maior evidência neste momento no país. Na sua opinião, por que o ritmo tem arrebatado tantos fãs?
O sertanejo, na verdade, sempre esteve em alta. É um dos estilos que os brasileiros mais gostam. Só que agora, com essa nova levada, com um “piti” mais agitado, os jovens se renderam também, se abriram para conhecer o estilo. Mas Zezé Di Camargo e Luciano, por exemplo, que são meus ídolos, sempre estiveram no topo das paradas desde que começaram a fazer sucesso, além de outros artistas.
Você já citou que é fã de Zezé di Camargo e Luciano. Além deles, quais os outros artistas que lhe servem de inspiração?
Gosto muito da música sertaneja, desde pequeno. Lá em Mato Grosso do Sul, a gente adora moda de viola, faz parte da nossa cultura. Então cresci ouvindo Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, todos das gerações mais antigas. Admiro o trabalho de todos os sertanejos, os antigos e os atuais. Zezé Di Camargo e Luciano são especiais para mim. Cresci ouvindo muito as músicas deles, e me sinto realizado por ter dividido o palco com eles diversas vezes.
Além do sertanejo, gosto muito do arrocha, como falei, do pop, rock. No meu Ipod, por exemplo, tenho músicas de Taylor Swift, Bruno Mars, McFly, Nickelback e outros.
Há sete anos suas músicas estão sempre entre as mais executadas das paradas no Brasil inteiro. Você é um dos poucos que conseguem estourar quase todas as músicas de um cd ou dvd. Qual o segredo de tanto sucesso? Como você seleciona as músicas para gravar?
Eu e minha equipe sempre temos o cuidado de escolher bem as músicas, sejam as composições próprias ou de outros compositores para o repertório. Mas também temos o cuidado de preparar os lançamentos de cada uma delas, fazemos ações paralelas, enfim, é preciso ter um bom planejamento de carreira e pessoas para me ajudar neste sentido.
Este ano mesmo, estou há 7 meses em primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil. Só tenho a agradecer a Deus por isso e aos que trabalham comigo. E também às minhas fãs, que ligam para as rádios, pedem as músicas, elas são demais e sem elas nada seria possível.
Você também compõe algumas músicas…
Luan Santana – Escrever é algo que gosto. Geralmente faço as músicas em cima de situações que acontecem comigo ou com amigos meus. Por exemplo, a música Chocolate eu fiz depois que recebi uma carta de uma fã em que ela se declarava. Mas, em vez de escrever, ela colava o papel dos bombons com mensagens.
Cantor já morou em Manaus quando criança. ‘Sempre que venho, passo momentos maravilhosos’, contou.
Seu último trabalho lançado foi o DVD “O nosso tempo é hoje”, que é o seu show atual. Já tem planos de lançar um novo CD ou DVD?
Nós estamos com um projeto de gravar um novo DVD. Ainda não tem uma data definida, mas planejamos para ainda este ano, no mês de dezembro, em São Paulo. Estamos ainda trabalhando no projeto, vendo os detalhes. Mas com certeza logo logo vamos apresentar novidades quentinhas para o público. Aguardem.
Fonte: G1